Estudos Baianos

Compreende coleções de pesquisadores e personalidades que escreveram e/ou mantinham um importante acervo de livros, manuscritos, periódicos, entre outros, sobre a Bahia. São eles:

Coleção Frederico Edelweiss (linguísta e professor da UFBA) - Doada em 1974, é composta de 24.876 livros, 980 títulos de periódicos e, inclui o arquivo pessoal do referido professor. É um acervo de reconhecida raridade, com livros dos séculos XVI ao XX. Abordam temas nas áreas de Antropologia, História do Brasil e da Bahia, Linguística, Religião, viagens e afins.

Coleção Cícero Dantas (médico e deputado estadual) - Doada pela família em 1981, é uma coleção constituída de aproximadamente 2.400 livros de História, Política e Literatura.

Coleção Pinto de Aguiar (economista e professor da UFBA) - Doada pela família em 1981, é um acervo bibliográfico composto de 12.000 livros e 385 fascículos de periódicos de caráter eclético e multidisciplinar. Abrange as áreas de Ciências Sociais, Economia, Política, Sociologia, Literatura, História e temas humanistas de modo geral.

Coleção José Calasans (advogado e professor da UFBA) - Integrada ao CEB em 1983, é uma coleção constituída de aproximadamente 5.000 livros, 186 fascículos de periódicos, quadros, peças tridimensionais, recortes de jornais, fotos e documentos de arquivos sobre a Guerra de Canudos (1896-1897).

Coleção Carlos Ott (arqueólogo e professor da UFBA) - Foi recebida por doação da família em 1997. Tem aproximadamente 1.600 livros, 228 fascículos de periódicos e documentos de arquivos sobre Arqueologia, Arquitetura Religiosa, Arte, História da Bahia, Religião.

Coleção Luís Henrique Dias Tavares (historiador e professor da UFBA) - Doada em 2008, tem documentos pessoais, livros e fascículos de periódicos abordando temáticas de História da Bahia e do Brasil.

Coleção Consuelo Pondé de Sena (historiadora e professora da UFBA) - Doada em 2016, a coleção de mais de 2.000 itens possui documentos pessoais, audiovisuais, livros e fascículos de periódicos, abordando temas como: Antropologia, História da Bahia, Língua Indígena, Literatura Geral, etc.

 

Instruções de Pesquisa aos Usuários

 

►Equipe Técnica:

Talita Batista de Brito Santiago (Bibliotecária)

Juvemário Pereira Miranda (Assistente Administrativo)

Thiago Sarmento Correia (Assistente Administrativo)

Wilson Dias (Assistente Administrativo)

Neildes Pereira dos Santos (Terceirizada)

 

►Contato:

Telefone: (71) 3283-6767 / 6775

E-mail: estudosbaianos@ufba.br

Facebook: https://www.facebook.com/SibiLugaresdeMemoria

Instagram: https://www.instagram.com/lugaresdememoria.ufba/

 

►Pesquisa de Satisfação:

<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetbp8v_j16_accpzv0v3v1307oUxdGu8buR4nbc5BBmVn3Sg/viewform?vc=0&c=0&w=1>