Biblioteca Teixeira de Freitas da Faculdade de Direito

A Biblioteca Teixeira de Freitas foi criada em 15 de abril de 1891, assim chamada em homenagem ao jurista Augusto Teixeira de Freitas, catedrático de Direito Criminal, à época professor da casa, representante da Bahia na Câmara Federal e idealizador do reconhecimento da Faculdade Livre de Direito do Bahia. Localizada inicialmente na Rua Visconde do Rio Branco, nº 19, antiga ladeira da Praça onde a Faculdade Livre de Direito funcionou de 15 abril 1891 a 1895. Mudou de endereço para o antigo solar do Dr. Jeronimo Sodré Pereira, na rua Teixeira de Freitas, antiga Rua Portão da Piedade, onde a Faculdade funcionou de 1896 a 1928. 

Provisoriamente a Faculdade ficou instalada na Casa Avenida Joana Angélica, n° 10, antiga Palmeiras onde funcionou de 1929 a 1931 enquanto o novo prédio que iria abrigar o curso de Direito era construído. No período de 15 de abril de 1931 até abril de 1961 a Faculdade Livre de Direito da Bahia, situou-se no novo prédio na Rua Teixeira de Freitas onde se localizava o antigo solar Dr. Jeronimo Sodré Pereira, atual prédio sede da OAB.

 Imagem 1: Sala Teixeira de Freitas (Biblioteca) (SOUZA, 1932)

Em 1961, a Faculdade Livre de Direito se instalou no Parque da Universidade da Bahia no Canela; O terceiro andar desse novo prédio foi destinado a Biblioteca.

Imagem 2: Faculdade de Direito (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 1959)

Atualmente a Biblioteca está localizada no 3º andar do novo prédio da Faculdade de Direito. No ano de 2000 sofreu uma grande reforma e ampliação nas suas instalasções mudando a posição do acervo, retirando as cabines de estudo e criando o laboratório de informática. Em 2013 aconteceu outra reforma, adicionando ao salão de leitura salas de estudo em grupo, e mudanças na infraestrutura para instalação de equipamentos modernos de empréstimo e devolução.

Hoje a Biblioteca possui um sistema de pesquisa online através da base de dados bibliográficos da UFBA, com um acervo de aproximadamente 40.359 (quarenta mil trezentos e cinquenta e nove) títulos e 56.754 (cinquenta e seis mil setecentos e cinquenta e quatro), contamos ainda com 484 (quatrocentos e oitenta e quatro) títulos de periódicos e 15.490 (quinze mil quatrocentos e noventa) fascículos, lançados no Pergamum.

Imagem 3: Acervo da Biblioteca Teixeira de Freitas, 2016.

MISSÃO

Promover e disseminar o acesso a informação na área jurídica, servindo de suporte para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

VISÃO

Oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para nossos usuários, visando atingir um serviço de excelência na área jurídica dentro da esfera acadêmica.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O Acervo da Biblioteca abrange todas as áreas do direito, sob várias formas de publicação (livros, periódicos, ensaios, guias, manuais, dicionários, enciclopédias, fitas de vídeo, etc.), estando distribuído nas seções abaixo:

Referência - composta com acervo apenas de consulta na Biblioteca, como: dicionários, enciclopédias, catálogos, bibliografias, códigos, constituições, anais, teses, obras raras e clássicas, etc.

Graduação - nesta seção o acervo é constituído de obras jurídicas nacionais e estrangeiras, de consulta e empréstimo, direcionadas para o curso de Direito, encontrando-se na Base de Dados Bibliográficos da UFBA.

Mestrado - o acervo é exclusivamente de consulta, contendo livros nacionais e estrangeiros, teses, ensaios, etc. A coleção é utilizada pelos alunos do Curso de Mestrado em Direito Econômico e Público.

Periódicos - formada por periódicos nacionais e estrangeiros, organizada por ordem alfabética de títulos, exclusivamente para consulta. A base de dados para pesquisa de artigos de periódicos já está disponibilizada na web.

Coleção Nelson Sampaio - coleção formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Nelson de Sousa Sampaio.

Coleção Machado Neto - formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros, de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Antonio Luiz Machado Neto.

Audiovisual - TV, vídeos e fitas (debates, palestras, seminários, entrevistas, aulas), utilizados pelos docentes como instrumentos necessários à complementação do estudo e da pesquisa, em salas de aulas.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Consulta ao acervo, empréstimo de livros, orientação individualizada ao usuário, localização de documentos, pesquisa bibliográfica, divulgação do acervo, empréstimo entre bibliotecas, elaboração de ficha catalográfica, intercâmbio entre bibliotecas.

Website: https://direito.ufba.br/

Facebook: https://www.facebook.com/biblioteca.teixeiradefreitas

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Biblioteca Digital de Teses - http://www.bdtd.ufba.br/

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - http://www.teses.usp.br/

Biblioteca Nacional Digital - http://bndigital.bn.br/

BDJur - Biblioteca Digital Jurídica do STJ - http://bdjur.stj.jus.br/

Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/

Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

Repositório Institucional (RI) da UFBA - https://repositorio.ufba.br/ri/

OUTROS SITES:

Fundação Faculdade de Direito da Bahia - http://www.fundacaodireito.net

Plataforma Lattes (curriculum) - http://lattes.cnpq.br/

Sistema de Bibliotecas UFBA - http://www.sibi.ufba.br/

EQUIPE TÉCNICA:

► Bibliotecários

Simone Guimarães Lima e Silva – E-mail: simogui@ufba.br

Ana Valéria de Jesus Moura – E-mail: anavaleria@ufba.br

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado 8h às 13h.

 

Galeria de Foto: