Biblioteca Teixeira de Freitas da Faculdade de Direito

Criada em 15 de abril de 1891, a Biblioteca Teixeira de Freitas faz parte do sistema de Bibliotecas da UFBA. Localizada no 3º andar da Faculdade de Direito, no ano de 2000 sofreu ampla reforma e ampliação em suas instalações. Contando com sistema atual de pesquisa on line, através da base de dados bibliográficos da UFBA, possui um acervo de aproximadamente 54.000 exemplares.

Estrutura Organizacional:

O Acervo da Biblioteca abrange todas as áreas do direito, sob várias formas de publicação (livros, periódicos, ensaios, guias, manuais, dicionários, enciclopédias, fitas de vídeo, etc.), estando distribuído nas seções abaixo:

Referência - composta com acervo apenas de consulta na Biblioteca, como: dicionários, enciclopédias, catálogos, bibliografias, códigos, constituições, anais, teses, obras raras e clássicas, etc.

Graduação - nesta seção o acervo é constituído de obras jurídicas nacionais e estrangeiras, de consulta e empréstimo, direcionadas para o curso de Direito, encontrando-se na Base de Dados Bibliográficos da UFBA.

Mestrado - o acervo é exclusivamente de consulta, contendo livros nacionais e estrangeiros, teses, ensaios, etc. A coleção é utilizada pelos alunos do Curso de Mestrado em Direito Econômico e Público.

Periódicos - formada por periódicos nacionais e estrangeiros, organizada por ordem alfabética de títulos, exclusivamente para consulta. A base de dados para pesquisa de artigos de periódicos já está disponibilizada na web.

Coleção Nelson Sampaio - coleção formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Nelson de Sousa Sampaio.

Coleção Machado Neto - formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros, de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Antonio Luiz Machado Neto.

Audiovisual - TV, vídeos e fitas (debates, palestras, seminários, entrevistas, aulas), utilizados pelos docentes como instrumentos necessários à complementação do estudo e da pesquisa, em salas de aulas.

Reprografia - xerox no valor de R$0,08 e impressão no valor de R$ 0,25. Atende ao usuário na reprodução de material necessário à complementação do estudo e da pesquisa.

Serviços Oferecidos: consulta ao acervo, empréstimo de livros, orientação individualizada ao usuário, localização de documentos, pesquisa bibliográfica, divulgação do acervo, empréstimo entre bibliotecas e reprografia.

Endereço:

Rua da Paz, s/n., 3º andar - Graça

Campus Universitário do Canela

40150-140 Salvador (BA)

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado 8h às 13h.