Biblioteca do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD

A biblioteca do CETAD foi inaugurada em julho de 1985 com um acervo especializado no campo das toxicomanias e saberes afins. Trata-se de um lugar de referência para todos aqueles que se interessam pela pesquisa e aprofundamento das questões relacionadas ao uso e abuso das substâncias psicoativas.

Endereço: Rua Pedro Lessa, 123 Canela - SSA/BA

CEP: 40.110-050

E-mail: bibliotecacetad@hotmail.com

Telefone: (71)3336-3322 / 3336-5341

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 08 às 12h das 14 às 18 horas

O acervo da biblioteca é constituído de:

* Livros, cadernos, folhetos, folders e separatas;

* Periódicos nacionais e internacionais;

* Relatórios de instituições nacionais, e de outros países, na área das toxicomanias;

* Teses e dissertações sobre o uso de drogas ou de campos afins;

* Fitas de vídeo e dvd’s

* Acervo digital a ser acessado pelo programa PERGAMUM. e CETAD-OBSERVA

Coordenação: Ana Rita Cordeiro de Andrade

Assistente: Ana Cláudia Lima Portela

Serviços oferecidos:

* Consultas de livros e periódicos;

* Atendimento e orientação sobre o acervo existente;

* Empréstimo de livros (restrito aos técnicos do CETAD/UFBA);

* Empréstimo entre bibliotecas;

* Pesquisa bibliográfica;

* Normalização bibliográfica segundo as normas da ABNT;

* Oficina de leitura com os pacientes;

* Leitura na recepção

Clientela:

A Biblioteca do CETAD oferece um espaço de consulta que é dirigido para uma clientela diversificada. Os serviços prestados atendem principalmente a:

* Técnicos, estagiários e alunos do CETAD;

* Técnicos de outras instituições;

* Estudantes do ensino fundamental e médio dos estabelecimentos da rede pública e privada;

* Estudantes universitários;

* Estudantes de pós-graduação e pesquisadores;

* Pacientes do CETAD e seus familiares;

* Pessoas da comunidade em geral, interessadas em obter informações a respeito do consumo de drogas e das questões relacionadas com o tema.

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL

Coordenação: Luiz Alberto Tavares

Assistência de Coordenação: Marlize Rêgo

Bibliotecária: Ana Rita Cordeiro de Andrade

Assistente : Ana Cláudia Lima Portela

COMITÊ EDITORIAL

O Comitê Editorial do CETAD/UFBA foi criado com a finalidade de organizar e divulgar a produção teórica deste centro, através de livros, cadernos, revistas e de outras modalidades que incluem a produção áudio-visual. Essas produções visam incentivar a divulgação do saber, construído pelos técnicos do CETAD, ao longo de toda sua trajetória, nos diversos campos em que atua.

Atualmente o CETAD, em parceria com a Editora da UFBA (EDUFBA), mantém a coleção Drogas: clínica e cultura, com três livros publicados. Além disso, o Comitê deverá reeditar os Cadernos do CETAD e sustentar a publicação de novos Cadernos com periodicidade regular. Os núcleos do Centro e os profissionais interessados na produção escrita deverão encaminhar demandas específicas para o Comitê editorial que acolherá e analisará a pertinência e as possibilidades de direcionamento das mesmas.

Está previsto, também, o acolhimento e análise da demanda daqueles que utilizam o serviço de clínica do CETAD (pacientes e seus familiares) e que manifestem o desejo de divulgar suas produções escritas, devendo ser avaliada a pertinência desses encaminhamentos pelos clínicos responsáveis.

O Comitê Editorial do CETAD é composto pelo Prof. Antonio Nery Filho (psiquiatra e diretor geral do Centro), Prof. Edward MacRae (antropólogo vinculado ao CETAD), Luiz Alberto Tavares (psiquiatra, psicanalista, clínico do CETAD) e Marlize Rêgo (psicóloga, psicanalista, clínica do CETAD). O Comitê conta também com a participação efetiva de Ana Rita Cordeiro de Andrade (bibliotecária do CETAD) e Ana Cláudia Lima Portela (assistente da biblioteca).