Bases de dados de acesso aberto

Confira a lista de bases de dados nacionais e internacionais de acesso livre que podem ser acessadas por qualquer usuário para obter trabalhos acadêmicos e científicos.

ArXiv

A ArXiv é um repositório temático nas áreas de física, matemática, computação, estatística e biologia.

Arca

A Arca é um Repositório Institucional desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da Fiocruz. A Arca tem por objetivo principal reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da instituição e representa parte significativa do esforço da pesquisa pública em saúde no Brasil.

Biblioteca Digital Jurídica (BDJur)

A BDJur disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados

A Biblioteca Digital da Câmara dos deputados disponibiliza livros e revistas editados pela Câmara, obras raras, publicações em áudio, produções acadêmicas dos servidores, documentos e publicações do acervo, relacionadas à atividade legislativa.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

A BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A BVS concentra fontes de informação em saúde disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane); Medicina por evidência; Bases de dados em áreas específicas da saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde - Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet)

A BVS-Vet disponibiliza várias fontes de informação com acesso à texto completo de literatura científica: artigos, teses, dissertações, entre outros.

Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi)

A BVS-Psi disponibiliza várias fontes de informação com acesso a texto completo à literatura científica: artigos, livros eletrônicos entre outros.

Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHab)

O InfoHab foi pensado e implementado para aprimorar os mecanismos de sistematização e socialização da informação na área do ambiente construído. É um projeto liderado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), concebido em resposta a uma Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela FINEP. Conta também com recursos do Programa RHAE-CNPq e da Caixa Econômica Federal.

Directory os Open Access Journals (DOAJ)

O DOAJ aumenta a visibilidade e a facilidade de uso do acesso a revistas científicas e acadêmicas abertas, promovendo, assim, a sua maior utilização e impacto. Pretende ser abrangente e cobrir todos os acessos periódicos científicos e acadêmicos abertos que usam um sistema de controle de qualidade para garantir o conteúdo. 

Domínio Público

A Domínio Público promove amplo acesso a obras científicas (teses, dissertações e livros), obras literárias (literatura portuguesa e brasileira, inclusive histórias infantis), obras artísticas (pinturas, músicas) e vídeos da TV Escola, constituindo-se em uma biblioteca digital significativa para o patrimônio cultural universal.

Indexação Compartilhada de Periódicos (ICAP)

A ICAP disponibiliza artigos de periódicos das instituições da Rede Pergamum.

Lexml - Rede de Informação Legislativa e Jurídica

O Lexml é um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

LivRe

LivRe é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet.

OAIster

A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas as áreas do conhecimento, e recupera dados de pesquisa feita em português.

RepositoriUM

O RepositoriUM é armazena, preserva, divulga e da acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato digital. Disponibiliza artigos, teses, dissertações, livros, partes de livros, entre outros documentos acadêmicos em texto completo.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)

o RCAAP é o ponto único de consulta, localização e acesso a milhares de documentos científicos e acadêmicos (artigos apresentados em conferências, artigos publicados em revistas científicas, teses e dissertações) distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

SciElo

A SciElo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleçãoo selecionada de periódicos científicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Venezuela e Espanha, dando acesso a artigos em texto completo.

Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL)

A biblioteca eletrônica SPELL é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica na área de Administração, Contábeis e Turismo.

WorldWideScience

Base de dados que  grande parte das  informações  está disponível gratuitamente e domínio aberto. São cerca de 95 bases de dados e portais de mais de 70 países são pesquisáveis ​​por meio WorldWideScience.org nas áreas de energia,  medicina,  agricultura, meio ambiente e ciências básicas, incluindo o acesso a fontes de dados científicos.

 

Importante: Todos os Tutoriais de utilização foram elaborados e disponibilizados na internet pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Tipo: 
Serviços